El Trapezio

Morreu Sebastião Salgado, um dos nomes grandes que retratou a Revolução dos Cravos e tem a sua obra exposta em Almada

Almada é um local muito marcado pela Revolução dos Cravos e foi inaugurada uma exposição de fotografia sobre este momento marcante da história recente em Portugal. A exposição reúne imagens publicadas na imprensa internacional, muitas delas inéditas em Portugal.

Estas fotos são da autoria de alguns dos maiores nomes, incluindo um brasileiro. No dia em que esta exposição é apresentada é anunciada a morte de Sebastião Salgado aos 81 anos. Oriundo de Minas Gerais, o mestre da fotografia mundial tinha a capacidade de retratar a alma humana (e da natureza) a preto e branco. Fundou o Instituto Terra. O fotógrafo foi alvo de uma grande exposição em Portugal, em 1993, na inauguração do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Em 2015, também teve uma exposição na Cordoaria Nacional (onde costuma decorrer a ARCO). Uma das últimas exposições de Sebastião Salgado em vida decorreu no início deste ano numa galeria em Paris.

Olhares estrangeiros para serem vistos em Almada

Estas fotografias são da autoria de Sebastião Salgado, Guy Le Querrec, Jean Gaumy, Dominique Issermann ou Fausto Giaccone. As fotografias retrataram manifestações, momentos de tensão política e profundas transformações sociais e culturais num país que estava em transformação (e ainda está). Sebastião Salgado, um dos fotógrafos internacionais que captou imagens deste período histórico, tinha lembrado aos jornalistas que todos os defensores da liberdade tinham estado em Portugal para assistir a uma revolução ao vivo (e que em alguns casos deu para ir de carro).

A exposição está instalada no Parque Empresarial da Mutela, em frente à antiga Lisnave. Estaleiros navais fundados em 1937. A exposição «Venham Mais Cinco – O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa (1974–1975)» é de entrada gratuita e vai estar patente até ao dia 24 de Agosto.

Na apresentação da exposição estiveram Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril e Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada. Também estiveram presentes os fotógrafos ou as viúvas dos mesmos. A exposição estará aberta ao público de quinta a domingo, das 11h00 às 19h00, e integra também visitas comentadas com fotógrafos e o curador, mediante inscrição.

Salir de la versión móvil