Um navio espanhol partiu, com sete toneladas de ajuda humanitária, em direção a Cabo Verde para ajudar o arquipélago (especialmente as ilhas de São Vicente e de Santo Antão) depois da tempestade que sofreu. A mesma aconteceu a 11 de Agosto, matou nove pessoas e danificou várias infraestruturas.
Estas pessoas ficaram sem água potável, alimentos ou cuidados de saúde. O Governo da cidade da Praia declarou situação de calamidade durante seis meses em São Vicente e em Santo Antão.
Este navio da Marinha espanhola partiu de Las Palmas. O navio transporta 720 ‘kits’ de higiene da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, suficientes para 3.600 pessoas durante um mês. Cada ‘kit’ cobre as necessidades de cinco pessoas. Para além do navio espanhol, também já chegou a Cabo Verde um contentor solidário oriundo dos Açores. Estamos a falar de um contentor com 35 toneladas de roupa, calçado, brinquedos e outros materiais.
Cabo Verde desde a tempestade tem recebido vários apoios internacionais. Incluindo Portugal ou os Estados Unidos. O navio português NRP Sines atracou em São Vicente apenas quatro dias após a tempestade. Na altura, os militares levaram equipamentos de limpeza, uma dessalinizadora e drones.

