Portugal continua na lista dos países mais pacíficos do mundo

Em ano de pandemia os dois países ibéricos desceram algumas posições

Comparte el artículo:

O relatório «Global Peace Index», criado pelo Instituto de Economia e Paz, colocou Portugal entre os cinco países mais pacíficos do mundo. No top cinco deste ranking, que mede o nível de paz em várias nações do mundo, temos a Islândia, Nova Zelândia, Dinamarca e Portugal, que ocupa a quarta posição (descendo dois postos). No lado oposto desta lista, como o menos seguro do mundo, temos o Afeganistão. A Europa continua a ser o continente mais seguro do mundo com oito países nos dez primeiros: Islândia, Dinamarca, Portugal, Eslovénia, Áustria, Suíça, Irlanda e República Checa.

A nível global, este índice demonstra que o nível médio de paz deteriorou-se já que 73 países registaram declínios na paz tanto devido a conflitos entre as principais potências do mundo e às tensões provocadas pela pandemia de Covid.

Sobre a posição ocupada por Portugal, que tem melhorado desde 2014, o ministro da administração interna, Eduardo Cabrita, referiu que «ser considerado um dos países mais seguros do mundo é um activo para a qualidade de vida dos portugueses» e é uma vantagem competitiva em comparação com outros países. Desde há trinta anos, quando começaram a ser usados os actuais indicadores de criminalidade, Portugal não registava níveis tão baixos como aqueles que ocorreram em 2020.

Qual é a posição de Espanha?

Neste ranking, que avalia a paz a nível global, Espanha ocupa o 38° lugar numa lista de 163 países. Tal como aconteceu com Portugal, o país vizinho também piorou a sua posição neste estudo que mede o nível de paz e a ausência de violência na nação.

Noticias Relacionadas