Portugal vai apoiar a Colômbia na emissão de novos passaportes já apartir do ano de 2025

Para tal será construída uma fábrica que vai permitir que a Imprensa Nacional da Colômbia emita os novos passaportes

Comparte el artículo:

Portugal vai ajudar o Governo colombiano a emitir passaportes. O anúncio de cooperação foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, Luis Gilberto Murillo. Será construída uma fábrica para o efeito. O que vai dotar a Imprensa Nacional da Colômbia da capacidade para emitir integralmente este documento. A emissão até então tem sido feita por uma empresa estrangeira, a Thomas Greg and Sons.

Estes novos passaporte, que vão implicar uma maior soberania, vão começar a ser emitidos em 2025. O Governo português foi escolhido por Bogotá como o parceiro ideal para este trabalho. O antigo MNE da Colômbia, Álvaro Leyva, foi afastado do cargo por supostas irregularidades no processo de concurso de passaportes. Já Murillo antes de ser ministro foi embaixador nos Estados unidos.

Em território europeu, Portugal tem o terceiro melhor passaporte para nómadas digitais. A nível mundial, e segundo a Guide Passaport, o passaporte colombiano está em 40° lugar no ranking. Com o passaporte colombiano não é necessário ter visto para entrar em Portugal ou em Espanha.

Noticias Relacionadas