A Princesa das Astúrias, Leonor de Borbón, fez a sua primeira visita oficial como herdeira ao trono de Espanha a Portugal, tal como o seu pai, o atual monarca, fez em 1991. Esta viagem foi visto como uma primeira prova que a princesa teve num momento em que começa a adquirir novas funções ao serviço da coroa espanhola. Um novo marco antes de continuar com a formação militar. Esta foi uma visita simbólica pois Portugal também teve uma rainha Leonor e foi numa visita dos anteriores príncipes das Astúrias que se soube da gravidez de Letizia e que a menina teria este nome. O vínculo com a família real espanhola continua a ser estreitado.
Esta foi uma visita acompanhada de perto tanto pelos meios de comunicação ibéricos como do povo que estava em Belém e teve a oportunidade de ver o cortejo oficial com os cavalos da guarda de honra que acompanharam a princesa e o presidente português até ao Mosteiro dos Jerónimos. Com um look Carolina Herrera, a herdeira da coroa espanhola brilhou em Portugal em tons de vermelho, uma homenagem a rainha Lerizia. A princesa Leonor lembrou que esta viagem era um desejo antigo. Pretende, na mensagem que deixou no Palácio de Belém, «um desejo cumprido de poder estreitar a união sincera e frutífera dos nossos dois países».
No Palácio de Belém, a princesa passou revista às tropas, teve um encontro com o presidente, assinou o livro de honra deste palácio (que tem mensagens de várias personalidades, incluindo Lula da Silva) e foi até a varanda admirar a vista que o Tejo (que nasce em Espanha e desagua em Portugal) tem para oferecer. Tal como foi atribuído nesse já longínquo ano a Filipe (na altura pelo presidente Mário Soares), a princesa Leonor recebeu das mãos do presidente português a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. A Ordem destina-se a distinguir figuras que prestaram serviços ao país de funções de soberania. Esta condecoração remonta à Ordem de Cristo, cuja sede estava no Convento de Cristo, em Tomar.
«Portugal e Espanha partilham uma vizinhança que vai muito mais além do que a mera proximidade geográfica. É uma vizinhança que abarca muitas dimensões e que se traduz numa amizade sincera e de respeito profundo e mútuo entre os dois países», lembrou Leonor. Este foi o primeiro discurso que fez fora de Espanha (foi feito em português e espanhol), poucos dias depois da entrega dos prémios Princesa de Girona.
No fim desta visita voltou ao aeroporto de Figo Maduro para regressar a Espanha.