Projeto EcoDestin entra em funcionamento para ligar as duas margens do Minho

A ligação de barco entre Portugal e Espanha vai acontecer durante todos os dias

Comparte el artículo:

O Carnaval vai trazer de volta os passeios públicos pelo rio Minho. Estes passeios vão começar já na sexta-feira recorrendo a uma embarcação que tem capacidade para receber 15 pessoas de cada vez. Este barco apresenta ligações entre Valença, Tui, Monção e Salvaterra. As eurocidades Valença-Tui e Monção-Salvaterra do Miño vão ter duas viagens curtas. Os quatro municípios vão fazer parte de uma rota mais longa.

O passeio é de uma hora e meia com a partida marcada para as 16 horas durante todos os dias de verão. O serviço apresenta três tipos de excursões que podem ser complementadas com visitas aos centros históricos das paragens feitas ao longo do rio. O aluguel de barcos ou os passeios gastronómicos em catamarãs são outras propostas que este projeto apresenta. Estas visitas vão também contar com passeios de comboio e de minibus.

Estas viagens são gratuitas até Setembro de 2022 e financiadas pelo Programa INTERREG V – A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020. «Rio Minho, um destino navegável» foi apresentado em Dezembro mas a pandemia levou ao adiantamento desta operação. Foi em 2017 que, pela primeira vez, o alcalde de Salvaterra, Arturo Grandal, teve a ideia de explorar o internacional rio Minho.

O objetivo é que, no futuro, os operadores privados se interessem para fazer este percurso que aproxima os dois países e mostra as suas belezas históricas (como é o caso das cidades do Porto e de Santiago de Compostela) e naturais. O projeto EcoDestin pretende apresentar o Minho como um destino turístico capaz de ombrear com outros locais idílicos europeus, como é o caso da Grécia e da Croácia.

Noticias Relacionadas