O município de Setúbal é um dos finalistas dos Prémios Património Ibérico 2025. Os prémios reconhecem iniciativas de excelência na preservação, valorização e inovação em património cultural na Península Ibérica.
Depois de ter o Parque Natural da Serra da Arrábida reconhecido pela UNESCO, Setúbal têm um projeto finalista num prémio ibérico. O município vê o seu projeto como finalista destes prémios um reconhecimento ibérico para uma cidade que aposta na inclusão cultural.
Setúbal está entre os melhores exemplos ibéricos de gestão cultural inclusiva. Já que os seus espaços museológicos contam histórias do passado mas olham para o futuro, e ai a tecnologia tem um papel importante para desempenhar. Existe um site/aplicação em braille, por exemplo.
O projeto, o «Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal», é pioneiro e permite a acessibilidade aos museus. O projeto é pioneiro já que permite a acessibilidade de todos aos museus. Permitindo que o acesso a cultura seja mais democrático, independentemente das suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. Este projeto foi apresentado em Sintra e foi avaliado por um júri luso-espanhol.

