Aliança na direita ibérica: PSD e PP ponderam juntar-se em cimeira

Montenegro e Núñez Feijóo estiveram juntos em Lisboa

Comparte el artículo:

Luís Montenegro, responsável máximo do PSD, recebeu em Lisboa o presidente do PP espanhol, Alberto Núñez Feijóo. As figuras máximas das oposições em ambos os países jantaram depois de uma reunião onde trocaram reflexões económicas, sociais e políticas sobre o que se passa nos dois lados da fronteira. Montenegro e Feijóo acertaram agulhas nas questões da energia e das interconexões com o resto da Europa.

Esta é a segunda vez que Núñez Feijóo desloca-se a Lisboa (a primeira visita aconteceu em novembro) para se reunir com Montenegro e o presidente do PSD deverá fazer, brevemente, uma visita a Madrid. O diálogo tem sido intenso desde que chegaram a oposição. Os líderes do PSD e do PP espanhol levantam a possibilidade de realizarem uma cimeira conjunta. Nessa cimeira será feita a evolução dos dossiês conjuntos.

«As cimeiras ibéricas têm sido um verdadeiro flop, tirando as fotografias pouco sobra, tirando uns textos base, pouco ligados à realidade e à execução», acredita o político português. Um dos objetivos comuns de ambos os partidos é terem um bom resultado nas europeias e alcançar o governo o mais rapidamente possível. Os responsáveis pela oposição ibérica acreditam que a península está a tornar-se, cada vez mais, na «periferia da Europa».

As empresas aqui situadas estão a perder competitividade para outras geografias mais a leste no continente. O presidente do PSD pretende que a península ibérica reforce a sua vertente atlântica já que «conjuntamente com a Irlanda e o Reino Unido, Portugal e Espanha são a face mais próxima do continente americano».

Noticias Relacionadas