Setor ferroviário português e espanhol assinaram acordo de parceria

O protocolo pretende potenciar as relações e as oportunidades de investimento existentes nos dois países

Comparte el artículo:

O Setor ferroviário de Portugal e Espanha assinaram um protocolo para fomentar futuras parcerias. «O setor ferroviário está em forte crescimento no mundo inteiro, porque o transporte ferroviário é o transporte mais sustentável que existe», disse aos meios de comunicação o presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa, João Figueiredo. «É um protocolo que aproxima as duas indústrias ferroviárias», reforçou Figueiredo.

Este acordo foi assinado, entre a Plataforma Ferroviária Portuguesa (que conta com 111 empresas e entidades associadas) e a Associação Ferroviária Espanhola, em Madrid. Em relação a associação espanhola, tem associados que abrangem toda a cadeia de valor deste sector.

As associações desta forma pretendem potenciar o aproveitamento de oportunidades de negócio na ferrovia ibérica. Tanto na inovação (vista como essencial) como para se conseguir novos negócios. Ambas as associações pretendem criar equipas conjuntas consoante os diferentes temas que se apresentam. Mesmo tendo dois universos ferroviários distintos, os desafios e as características do ponto de vista técnico são muito semelhantes em Portugal e em Espanha.

A União Europeia, através do programa que tem para fomentar a transição energética verde, possui um grande funcionamento para melhorar a ferrovia com novas linhas e equipamentos. Em Portugal, estes serão os maiores investimentos na ferrovia do último século.

Noticias Relacionadas

Conceptos Iberistas (II)

Hace unos dos años publiqué en EL TRAPEZIO la primera parte de Conceptos Iberistas. El proceso de construcción conceptual del iberismo va ganando en profundidad