Icono del sitio El Trapezio

Uma obra de Almada Negreiros passa a fazer parte da coleção permanente do Museu Rainha Sofia

Fachada del Museo Reina Sofía en Madrid con cartel de exposición

A coleção do museu Rainha Sofia passa a ter uma obra do artista português Almada Negreiros. A obra escolhida foi «La tragédia de Doña Ajada», um conjunto de desenhos de 1929. A obra foi feita para uma apresentação de orquestra com música do compositor espanhol Salvador Bacarisse e poemas do também espanhol Manuel Abril.

José de Almada Negreiros viveu em Madrid de 1927 a 1930 e deixou obra em vários pontos da capital. «A guerra e o abandono apagaram a sua marca [de Almada Negreiros] em Madrid e impuseram o silêncio. Este novo regresso enche-se de significado porque apela uma memória partilhada entre Espanha e Portugal«, lembra o ministro da Cultura de Espanha.

Este trabalho foi doado ao museu pela família do compositor Salvador Chinoria. No último ano, foram doadas 249 obras, com um valor total de 3 milhões de euros) de 42 artistas ao Museu Rainha Sofia.

Um outro quadro de Almada Negreiros, «Autorretrato num grupo», esteve em exposição vários meses na mesma sala onde está a «Guernica», de Picasso. O quadro esteve no Museu Rainha Sofia inserido na 22.ª edição da Cultura Portugal.

Salir de la versión móvil