El Trapezio

Abanca pondera fechar compra da sucursal do Novo Banco em Espanha

A Abanca, que anunciou em conferência de imprensa que no primeiro semestre deste ano os seus lucros subiram 18% para os 157 milhões de euros, prevê fechar a compra da sucursal que o Novo Banco tem em Espanha até ao fim deste ano. Com esta compra, o grupo espanhol elevará o seu volume de negócios em 100.000 milhões de euros.

O banco, que também já adquiriu o Bankoa, tem tido resultados positivos em Portugal, estando mesmo acima das expectativas. Sobre as aquisições feitas em mercado luso, o presidente da instituição bancária, Juan Carlos Escotet, respondeu que este é um mercado estratégico para o grupo espanhol. «Se surgirem oportunidades teremos uma vocação firme em manter o investimento em Portugal», disse e sublinhou que todas as oportunidades de negócio vão ser estudadas com grande interesse. A «vocação ibérica» ficou reforçada com a entrada em Portugal em 2018, altura com a aquisição da rede de retalho do Deutsche Bank e desde ai tem vindo a crescer.

O grupo detém parte da Media Capital, que está a ser alvo de uma OPA da parte do empresário Mário Ferreira, e ainda está a estudar se vende a parte que tem na oferta pública de aquisição. Se vender os 5,05% do capital que possui do grupo de comunicação, a Abanca encaixa cerca de 3 milhões de euros.

O banco também apresentou o seu Plano de Acção de Banca Responsável e Sustentável 2021-2024, que coloca a sustentabilidade no centro da estratégia e baseiam a sua linha de trabalho em três aspectos: ambiental, socioeconómica e de boa governação. «Durante o primeiro semestre do ano, foram lançadas as primeiras acções para cumprir os objectivos deste plano, incluindo ser neutro em termos de emissões», afirmaram os responsáveis da Abanca.

Salir de la versión móvil