A AECT Rio Minho, através do seu diretor, José Manuel Carpinteira, demonstrou o seu empenho em «atenuar as barreiras burocráticas» existentes entre Portugal e Espanha. Esta vontade foi expressada durante a jornada Rio Minho 2030: nova estratégia, novas ações partilhadas. Também foi apresentada a 8.ª convocatória do POCTEP 2021-27.
Esta estratégia, baseada em cinco eixos, faz parte do novo quadro europeu 2021-2027. O objetivo é que a região banhada pelo rio Minho (que pretendem proteger) seja cada vez mais partilhada. Acreditam que o rio é um recurso fundamental e comum do território transfronteiriço.
Colaborações académicas
Instituições académicas de Portugal e Espanha unem esforços pelo desenvolvimento das regiões, através de colaborações académicas e da inovação. Juntos, incluindo o Politécnico de Coimbra ou o de Viseu, estamos a falar de 300 mil estudantes e uns milhares de docentes entre os dois lados da fronteira. A criação de uma associação pretende dar uma maior visibilidade na Europa mas sem esquecer o olhar Atlântida que o ensino em Portugal e em Espanha traz.
A rede é composta por 29 instituições de ensino superior e por mais de 600 grupos de investigação de referência nacional em Espanha e Portugal. Já foram criados pelo menos 10 grupos de trabalho.

