As Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval, que vão acontecer em Leiria, terão como destaque a figura de D. Dinis. As jornadas terão como título «Os reinos ibéricos nos séculos XIII e XIV. Nos 700 anos da morte do rei D. Dinis».
O rei esteve no trono 46 anos. Os investigadores acreditam que para entender o tempo de D. Dinis é necessário olhar para o espaço ibérico. Outro destaque do programa é D. Isabel de Aragão, conhecida como Rainha Santa, que foi casada com o sexto rei de Portugal, e que merece também a atenção de alguns painéis ao longo dos dois dias.
Nas jornadas vão participar investigadores não só de Portugal e de Espanha mas também da França, Argélia ou da Suécia. Cerca de três dezenas de intervenientes vão participar nestas jornadas, tanto seja a distância como presencialmente. De Espanha vêm palestrantes das universidades de Sevilha e León e Huelva.
Este encontro vai ter varias sessões temáticas que vão desde «Políticas e Poderes», «Dinâmicas Sociais» ou «Culturas e Religiões». Estas jornadas vão acontecer num período em que se lembram os 700 anos da morte do rei-poeta. Esta será a 10.ª edição das Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval, que decorre em Leiria na sexta-feira e no sábado, dias 14 e 15 de Novembro. A 10.ª edição das Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval repartem-se por vários espaços da cidade, como o Museu de Leiria, o Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, a Igreja de São Pedro e o m|i|mo — museu da imagem em movimento.

