Con el patrocinio de:

Dono da Zara adquire 12% das acções da lusa REN

Um dos homens mais ricos do mundo comprou participações nas redes energéticas ibéricas

Comparte el artículo:

Compartir en facebook
Compartir en twitter
Compartir en linkedin
Compartir en whatsapp
Compartir en telegram
Compartir en email

O dono da Zara e fundador do grupo Inditex, Amancio Ortega, comprou 12% das acções da REN (Redes Energéticas Nacionais). Com esta aquisição da antiga participação da Oman Oil, entretanto já comunicada a CMVM, o 13.º homem mais rico do mundo passa a ser o segundo maior accionista da empresa portuguesa. A participação do dono da Zara na REN está avaliada em 188 milhões de euros já que as acções estão a ser vendidas a quase 2,36 cêntimos. Com esta compra, o conhecido empresário espanhol poderá ter direito a um lugar na companhia que é liderada por Rodrigo Costa. A Pontegadea entrou no mercado português em 2002 e no país tem uma carteira de activos imobiliários com um valor de 250 milhões de euros.

Sobre os investimentos em Portugal, a Pontegadea explica que este «é um mercado de investimento natural para a Pontegadea devido à proximidade geográfica, ao conhecimento e experiência prévios e à estabilidade, segurança e perspectivas que oferece».

Este negócio da compra da REN, feito através da Pontegadea Inversiones, acontece após Ortega ter feito o mesmo tipo de negócio com a congénere espanhola, a REE (Rede Eléctrica Espanhola). Amancio Ortega comprou 5% da empresa, o que perfaz 27 milhões de euros em acções e uma participação total de 456 milhões. Amancio Ortega também é dono de 5% da Enagás.

Segundo um comunicado publicado pela empresa do conhecido empresário, esta é «uma decisão de acordo com a lógica de investimento da Pontegadea no que toca ao sector, tipo de empresa e de mercado».

Noticias Relacionadas

Cada día es el primer día

Esta semana, EL TRIANGLE está de fiesta. Celebramos los 32 años de la salida de la primera edición de la revista en los quioscos de