Con el patrocinio de:

Dono da Zara adquire 12% das acções da lusa REN

Um dos homens mais ricos do mundo comprou participações nas redes energéticas ibéricas

Comparte el artículo:

O dono da Zara e fundador do grupo Inditex, Amancio Ortega, comprou 12% das acções da REN (Redes Energéticas Nacionais). Com esta aquisição da antiga participação da Oman Oil, entretanto já comunicada a CMVM, o 13.º homem mais rico do mundo passa a ser o segundo maior accionista da empresa portuguesa. A participação do dono da Zara na REN está avaliada em 188 milhões de euros já que as acções estão a ser vendidas a quase 2,36 cêntimos. Com esta compra, o conhecido empresário espanhol poderá ter direito a um lugar na companhia que é liderada por Rodrigo Costa. A Pontegadea entrou no mercado português em 2002 e no país tem uma carteira de activos imobiliários com um valor de 250 milhões de euros.

Sobre os investimentos em Portugal, a Pontegadea explica que este «é um mercado de investimento natural para a Pontegadea devido à proximidade geográfica, ao conhecimento e experiência prévios e à estabilidade, segurança e perspectivas que oferece».

Este negócio da compra da REN, feito através da Pontegadea Inversiones, acontece após Ortega ter feito o mesmo tipo de negócio com a congénere espanhola, a REE (Rede Eléctrica Espanhola). Amancio Ortega comprou 5% da empresa, o que perfaz 27 milhões de euros em acções e uma participação total de 456 milhões. Amancio Ortega também é dono de 5% da Enagás.

Segundo um comunicado publicado pela empresa do conhecido empresário, esta é «uma decisão de acordo com a lógica de investimento da Pontegadea no que toca ao sector, tipo de empresa e de mercado».

Noticias Relacionadas