El Trapezio

Em Fátima lembrou-se Francisco e consagrou-se o pontificado de Leão XIV á Nossa Senhora

Milhares de pessoas voltaram a reunir-se em Fátima para celebrar mais um 13 de Maio. O primeiro depois da morte de Francisco e do Conclave, que nomeou um novo Papa, Leão XIV. A peregrinação de Maio é considerada a mais importante do ano e levou a que se escolhesse uma data posterior a este (18) para as próximas legislativas. A fé também tem marcado esta campanha eleitoral.

Reunidos em Fátima estavam milhares de pessoas, anónimas e não só (uma delas era a mulher de Luís Montenegro), de inúmeros países. O que dava para ver através das bandeiras de países como a Polónia, França, Argentina ou México que flutuavam no ar. Foi há 108 anos que houve as aparições em Fátima. Estas começaram em Maio e terminaram a 13 de Outubro.

Na cerimónia lembrou-se o Papa Francisco, que esteve em Fátima duas vezes, e consagrou-se o novo pontificado a Nossa Senhora. Como é habitual nas cerimónias em Fátima é sempre um convidado para presidir a esta cerimónia internacional e o deste ano foi o cardeal brasileiro (por Porto Alegre) Jaime Spengler. Ao seu lado teve um dos cardeais portugueses, o D. António Marto. Falou-se sobre guerras e migrantes. Isto no mesmo dia em que o PM de Israel anunciou «guerra total» na Faixa de Gaza e com Portugal a começar a expulsar alguns migrantes (a primeira brasileira já saiu). Pediu para que não haja medo. No discurso final, o D. António Marto deixou um abraço aos «hermanos» espanhóis e da América Latina.

Na cerimónia foi usado um cálice oferecido pelo Papa Francisco ao Santuário aquando das comemorações do centenário. Acredita-se que a primeira viagem do Papa será à Turquia e na agenda também haverá uma volta a «casa», ao Perú, mas ainda não se sabe quando Leão XIV virá a Portugal. Antes do conclave, Prevost era o nome escolhido para estar a frente desta cerimónia do 13 de Maio mas conhece bem Nossa Senhora de Fátima graças ao tempo que passou no Perú. Os últimos quatro Papas estiveram em Fátima.

Salir de la versión móvil