Con el patrocinio de:

Fundação ”la Caixa” atrai e retém talento com uma centena de bolsas para jovens investigadores

Nove investigadores portugueses irão desenvolver os seus projetos graças a três bolsas concedidas

Comparte el artículo:

Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI,  atribuiu nove bolsas de doutoramento e pós-doutoramento a investigadores portugueses de excelência para que desenvolvam os seus projetos em universidades e centros de investigação de Portugal e Espanha. A eles juntam-se outros 96 investigadores que também estão a levar a cabo os seus projetos em centros de investigação e universidades da Península Ibérica. As bolsas de doutoramento INPhINIT e as de pós-doutoramento Junior Leader da Fundação “la Caixa” têm o duplo objetivo de reter e atrair talento para promover a investigação de excelência nos dois países.

Além de proporcionarem aos investigadores salários competitivos, estas bolsas oferecem formação transversal. No caso dos doutoramentos, são reforçados aspetos como a comunicação científica, o bem-estar emocional do investigador, a integridade na investigação e as oportunidades de financiamento. Já em relação às bolsas de pós-doutoramento, o objetivo passa por favorecer a adoção de uma carreira científica independente como opção de futuro profissional, a par de promover a inovação e a liderança.

Elisa Durán, diretora geral adjunta da fundação, referiu durante a cerimónia de entrega das bolsas no Museu da Ciência CosmoCaixa, em Barcelona: «Trabalhamos diariamente com o objetivo de construir uma sociedade melhor para todos, e para que isso seja possível necessitamos de nos manter bastante atentos às novas necessidades e aos novos desafios que nos são colocados atualmente e no futuro. Esta é a razão de ser das bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, que reforçam o nosso compromisso com a educação e com a investigação de excelência para construirmos um mundo melhor e mais saudável baseado no conhecimento,»

O programa de bolsas da Fundação “la Caixa” é o mais importante dos programas promovidos por entidades privadas espanholas e europeias, tanto em termos do número de bolsas oferecidas como em termos da variedade de disciplinas. No total, a fundação mobilizará cerca de 21 milhões de euros para apoiar estes bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento. Ambos os programas foram cofinanciados pela Comissão Europeia através das Ações Marie Skłodowska-Curie COFUND, no âmbito do programa Horizonte 2020.

As bolsas encontram-se distribuídas por mais de 60 centros de investigação e universidades da Península Ibérica. Os bolseiros portugueses estão a desenvolver os seus projetos nas seguintes instituições: Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Universidade de Lisboa; Universidade do Porto; Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve; Institut de Ciències del Cosmos da Universitat de Barcelona; Universidade do Minho;  Instituto Cajal do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC); Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes; Universidade de Lisboa e Católica Biomedical Research Centre da Universidade Católica Portuguesa.

Entre as especialidades dos investigadores portugueses encontram-se a Oncologia, a Física Teórica e a Matemática, as Ciências do Ambiente, a Ecologia, a Engenharia e Tecnologia Biomédica, as Doenças Infeciosas, a Farmácia, a Medicina Veterinária e a Microbiologia. Outros cinco investigadores oriundos de Espanha, Brasil, Alemanha e Marrocos irão desenvolver os seus projetos nos seguintes centros de investigação portugueses: Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Gulbenkian de Ciência, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Centro de Investigação de Materiais – Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Bioengenharia e Biociências.

De assinalar que a Fundação “la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

Noticias Relacionadas