O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca sediará o V Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa

Será um fórum extraordinário para a divulgação das pesquisas mais recentes nas diversas áreas do brasilianismo

Comparte el artículo:

O Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca sediará o V Congresso da ABRE (Associação de Brasilianistas na Europa) nos dias 16 a 19 de setembro de 2025. Fundado em 2001, juntamente com a Fundación Cultural Hispano Brasileña, o CEB tornou-se uma das principais instituições da Europa para o estudo da realidade brasileira e a divulgação de sua grande cultura. Em 2005, o CEB organizou o 1º Encontro de Brasilianistas Espanhóis e, em 2008, o 1º Encontro de Brasilianistas Europeus, um claro antecedente da ABRE.

A Universidade de Salamanca (USAL), fundada em 1218, sempre exerceu grande influência sobre as universidades do mundo hispano-americano e, nos últimos tempos, também tem se empenhado em intensificar as relações com o Brasil. A USAL faz parte de importantes redes com universidades, organizações e centros de pesquisa no Brasil e muitos estudantes brasileiros realizam seus projetos de mestrado e tese na USAL.

Salamanca será a sede: uma cidade Patrimônio da Humanidade, que encanta quem a visita com sua beleza única, tem se destacado nos últimos anos como um dos centros mais importantes da Espanha para a organização de congressos internacionais, com destaque para a celebração do ICA em 2018. O Congresso ABRE 2025, no CEB da Universidade de Salamanca, será um fórum extraordinário para a divulgação das pesquisas mais recentes nas diversas áreas do brasilianismo e para o encontro e a comunicação entre diferentes especialistas da Europa, do Brasil e do resto do mundo.

Noticias Relacionadas

Cuba: el ocaso del quijotismo mágico

Para Hugo Chávez, Fidel Castro era un “Don Quijote de La Habana”. Parece indudable que el caballero andante cubano tenía unos trazos hispánicos y quijotescos