O Dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado tendo em vista o seu crescimento

A língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo e dentro de 30 anos será falada por 400 milhões de pessoas

Comparte el artículo:

A terceira edição do Dia Internacional da Língua Portuguesa, assinalada pela primeira vez presencialmente, foi festejada através de 139 ações em 52 países. O lema desta comemoração foi Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Este dia, celebrado nos quatro cantos do mundo, serve para valorizar a importância estratégica do português. Uma língua de negócios, conhecimento, investigação, inovação e também de cultura. Este é um idioma de trabalho tanto na União Europeia como no Mercosul.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a língua é «um dos maiores ativos estratégicos dos países que a partilham». Uma boa parte destas iniciativas são organizadas pela CPLP e o Instituto Camões decorreram em Angola e no Brasil. Em Luanda realizou-se um festival literário com a presença do ministro da Cultura português, Pedro Adão e Silva. Paris também recebeu uma série de homenagens a Lima Barreto (brasileiro), José Caveirinha (moçambicano) e Saramago.

No Brasil, onde esteve Augusto Santos Silva, as celebrações focaram-se na figura de José Saramago e a Universidade do Paraná apresentou uma Cátedra sobre a figura do autor português (esta é a 61.ª existente em todo o mundo). Para o atual presidente da Assembleia da República «a língua portuguesa é de todos nós. De todos nós que a falamos como língua materna, ou língua que entretanto aprendemos na escola ou fora dela».

Portugal comemora o dia da língua

Em Portugal, o dia foi comemorado no Museu Nacional do Teatro e da Dança, onde está presente a exposição Mulheres Saramaguianas. Este evento, que contou com a presença do primeiro-ministro, foi o local escolhido para o lançamento de uma antologia com poesia de 70 poetas de língua portuguesa. A autarquia de Coimbra pretende, mesmo que a cidade não seja escolhida como a Capital Europeia da Cultura 2027, pretende acolher o polo europeu do Museu da Língua Portuguesa.

O Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado a 5 de Maio, foi proclamado pela UNESCO em 2019. A língua portuguesa é falada nos cinco continentes por 260 milhões. Segundo as Nações Unidas, em menos de 30 anos existiram 400 milhões de falantes. O secretário-geral da ONU, António Guterres, neste dia destacou a força e o crescimento desta comunidade que se quer de cooperação e de pontes.

Nove países têm o português como língua oficial. O aumento no número de falantes de português será em parte impulsionado pelo ensino da língua na China, onde existe 56 universidades a ensinar o idioma de Camões e de Jorge Amado e pelo crescimento demográfico em Angola e em Moçambique. No hemisfério sul é a língua mais falada e se fossem somados os PIB’s de todas as nações teríamos, segundo dados do FMI, a sexta maior economia do mundo.

Noticias Relacionadas