El Trapezio

Portugal abre as portas aos ucranianos que se queiram refugiar no país

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia deixou o mundo sem palavras num conflito descrito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, como “a maior crise de segurança por que a Europa passou desde a II Guerra Mundial”. As imagens transmitidas pelos meios de comunicação social têm levado a reacções de inúmeras figuras políticas, incluindo as portuguesas.

António Guterres, que apelou ao cessar das hostilidades em nome da humanidade, é o maior representante da diplomacia mundial e é acusado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russos por se ter vendido ao ocidente. Estas declarações por parte de Lavrov, um dos mais altos escalões do governo e um dos indivíduos que faz parte da lista de sanções apresentada pela União Europeia, já foi alvo do repúdio de Josep Borrell. O chefe da diplomacia europeia é defensor da criação de um exército europeu.

A invasão russa tem levado não só a resposta dos líderes como das populações que se tem manifestado. Londres, Nova Iorque, São Petersburgo, Roma, Barcelona, Porto, Lisboa e Lagos têm sido alguns dos pontos onde tem existido manifestações e cordões humanos. Em Belém, um cordão humano juntos centenas de pessoas e Marcelo Rebelo de Sousa condenou e relembrou a solidariedade com a resistência do povo ucraniano. O presidente da República também lembrou que ao longo dos séculos os portugueses também lutaram pelo seu território. Em Portugal as vigílias têm acontecido em frente de edifícios camarários, escolas, embaixadas e grandes praças que estão pintadas com os tons da bandeira da Ucrânia.

Manifestações em Lisboa

Na manifestação em frente a câmara municipal de Lisboa, Carlos Moedas reforçou o papel da capital como aberta a todos. Ficou conhecida por este papel durante a II Guerra Mundial por ter acolhido os refugiados. O primeiro-ministro português, António Costa, anunciou a abertura total de Portugal e a concessão de vistos pelas embaixadas na Roménia e na Polónia a quem queira procurar refúgio nas terras lusitanas. Uma manifestação juntou todos os partidos políticos que pediram o cessar imediato do confronto.

Os primeiros ucranianos, e portugueses residentes no país, já chegaram a território português. Em Portugal existem 30 mil ucranianos mas nos anos 90 esta comunidade esteve muito próxima de 1 milhão de habitantes. A atual guerra pode trazer milhares de refugiados ucranianos para Portugal.

O executivo português, que faz parte do grupo de 50 Estados que repudiam esta guerra, tem apoiado as sanções económicas e já foi anunciado o destacamento de 175 soldados para a Roménia. Também será enviado material militar, como outras nações estão a fazer, para as forças ucranianas. O espaço aéreo lusitano, tal como o britânico, foi fechado a aviões russos.

Russos com Vistos Gold em Portugal

A base das Lajes, usada pela NATO, tem visto um aumento da passagem de caças. Na última década, Portugal concedeu 431 vistos gold a cidadãos russos, que resultaram num investimento no País de 278 milhões de euros. Só em 2021 foram 65 e investimentos de 34 milhões. O ministro dos negócios estrangeiros anunciou a suspensão da atribuição de Vistos Gold a cidadãos russos. Também foi confirmado que qualquer cidadão que faça parte da lista de sancionados, tendo ou não dupla nacionalidade, terá os bens congelados em Portugal.

Salir de la versión móvil