Primeiro rei de Portugal vai ter estátua em Zamora

Afonso Henriques foi armado cavaleiro na cidade com apenas 14 anos

Comparte el artículo:

Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal e fundador da nacionalidade, vai ter uma estátua em Espanha. Esta estátua vai ficar na cidade de Zamora. Foi nesta cidade que Afonso, ele próprio filho de uma princesa hispana, armou-se cavaleiro aos 14 anos de idade. O jovem infante tornou-se cavaleiro no Pentecostes de 1125. Esta data é “celebrada” em Zamora com um conjunto de manifestações promovidas pelo Centro de Iniciativas Turísticas da cidade.

Afonso Henriques ajoelhou-se em Zamora como uma criança e ergue-se como um homem. Esta figura, que anteriormente dividiu, agora é mais uma ponte de ligação entre as duas nações. Esta estátua vai representar o rei português agarrado a uma espada, o que vai refletir a investidura como cavaleiro que aconteceu em Zamora. A expressão do cavaleiro pretende expressar a sua tomada de consciência de quem se tinha tornado e do que irá fazer no futuro (criar um reino).

Este momento da nossa história encontra-se documentado. A apresentação da mesma vai decorrer num evento de homenagem que vai decorrer a 29 e 30 de abril. Nestes dias haverá uma celebração litúrgica na Catedral de Zamora e uma recriação histórica dedicada a Afonso Henriques. Durante a celebração na catedral será benzida uma réplica da espada de D. Afonso Henriques. A mesma deverá ser exposta, depois, em Guimarães.

Segundo o autor deste projeto e vice-presidente da Grã Ordem Afonsina, Abel Cardoso, «Afonso Henriques é uma figura emblemática que não só é reconhecido em Portugal como muito acarinhada em Espanha». Esta ideia foi partilhada de imediato por inúmeros organismos espanhóis, incluindo a Fundación Rei Afonso Henriques ou o Cabido da Catedral de Zamora. O que demonstra a boa relação existente entre ambos os países nos vários níveis.

A estátua será talhada por Dinis Ribeiro, ele próprio originário da cidade berço de Portugal, Guimarães. Esta estátua vai permitir que os habitantes de Zamora conheçam um pouco mais a história desta figura única. Este monumento será o único de um monarca português em Espanha. O monumento vai pesar 15 toneladas e terá seis metros e meio de altura.

Noticias Relacionadas