Primeiro rei de Portugal vai ter estátua em Zamora

Afonso Henriques foi armado cavaleiro na cidade com apenas 14 anos

Comparte el artículo:

Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal e fundador da nacionalidade, vai ter uma estátua em Espanha. Esta estátua vai ficar na cidade de Zamora. Foi nesta cidade que Afonso, ele próprio filho de uma princesa hispana, armou-se cavaleiro aos 14 anos de idade. O jovem infante tornou-se cavaleiro no Pentecostes de 1125. Esta data é “celebrada” em Zamora com um conjunto de manifestações promovidas pelo Centro de Iniciativas Turísticas da cidade.

Afonso Henriques ajoelhou-se em Zamora como uma criança e ergue-se como um homem. Esta figura, que anteriormente dividiu, agora é mais uma ponte de ligação entre as duas nações. Esta estátua vai representar o rei português agarrado a uma espada, o que vai refletir a investidura como cavaleiro que aconteceu em Zamora. A expressão do cavaleiro pretende expressar a sua tomada de consciência de quem se tinha tornado e do que irá fazer no futuro (criar um reino).

Este momento da nossa história encontra-se documentado. A apresentação da mesma vai decorrer num evento de homenagem que vai decorrer a 29 e 30 de abril. Nestes dias haverá uma celebração litúrgica na Catedral de Zamora e uma recriação histórica dedicada a Afonso Henriques. Durante a celebração na catedral será benzida uma réplica da espada de D. Afonso Henriques. A mesma deverá ser exposta, depois, em Guimarães.

Segundo o autor deste projeto e vice-presidente da Grã Ordem Afonsina, Abel Cardoso, «Afonso Henriques é uma figura emblemática que não só é reconhecido em Portugal como muito acarinhada em Espanha». Esta ideia foi partilhada de imediato por inúmeros organismos espanhóis, incluindo a Fundación Rei Afonso Henriques ou o Cabido da Catedral de Zamora. O que demonstra a boa relação existente entre ambos os países nos vários níveis.

A estátua será talhada por Dinis Ribeiro, ele próprio originário da cidade berço de Portugal, Guimarães. Esta estátua vai permitir que os habitantes de Zamora conheçam um pouco mais a história desta figura única. Este monumento será o único de um monarca português em Espanha. O monumento vai pesar 15 toneladas e terá seis metros e meio de altura.

Noticias Relacionadas

Cultura en portugués en Madrid

“Pax Lyncis” es una obra del autor João Pedro Baltazar Lázaro que, desde una trama de ciencia ficción con poderes telepáticos, un joven se enfrenta