Depois da votação da EBU, que confirmou a permanência de Israel, as diferentes esrfkes começaram a tomar as suas decisões. Espanha, Países Baixos e Irlanda são os países que já abandonaram a Eurovisão depois de ter sido aprovada a participação de Israel no maior certame musical do mundo. O boicote pode ter consequências não só nas audiências mas também na questão monetária (Espanha faz parte dos «Big Five»).
O slogan da Eurovisão é «Unidos pela Música» mas a política começa a desunir aquilo que um dia a música uniu. Portugal, através da RTP, já confirmou a sua participação na edição de 2026 da Eurovisão, que vai acontecer em Viena nos dias 12 e 16 de Maio. Um grupo de trabalhadores da RTP contestan que Portugal fique na Eurovisão junto de Israel. O Festival da Canção, onde Portugal costuma escolher a sua canção representante, costuma acontecer em Março (mês em que a estação pública faz anos).
Desenhos animados e distribuição de jornais causam discórdia
Depois do CDS-PP ter apresentado queixa, Luís Montenegro «lamentou profundamente» a transmissão, na RTP2, um desenho animado que acordava questões como a identidade de género.
Passando para a imprensa escrita, especialmente para a distribuição, a empresa VASP anunciou que poderá deixar de trabalhar em vários concelhos do interior, perto da Raia. Esta possibilidade já levou a comentários não só do candidato presidencial António José Seguro, que considera esta possibilidade dos jornais não chegarem às bancas como grave, como dá própria ERC. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social considera que caso acaba a distribuição de jornais esta pode ter um impacto negativo no acesso a informação por parte dos portugueses.


