O Gastronomika de San Sebastian teve como convidado, da sua vigésima sexta edição, Portugal. O país é um dos com melhor gastronomia no mundo e recentemente Lisboa foi eleita a nelhor cidade para se comer na Europa. A gastronomia portuguesa é mais do que pratos de bacalhau e pastéis de Belém para a sobremesa.
O país teve no festival/congresso gastronómico, que se desenrolou no Kursaal Palace, alguns dos seus melhores chefs. Foram sete os chefs portugueses que viajaram até San Sebastian. José Avillez (Belcanto**, Lisboa), João Rodrigues (Canalha, Lisboa), Marlene Vieira (Restaurante Marlene, Lisboa), João Sá (Sála de João Sá*, Lisboa), Ana Moura (Lamelas, Porto Covo, Alentejo), João Oliveira (Vista*, Portimão, Algarve) e Rodrigo Castelo (Ó Balcão*, Santarém/Alentejo). A sustentabilidade e o uso de produtos locais são duas das marcas da cozinha assinada por estes Chefs.
O número de restaurantes com estrelas Michelin em Portugal é cada vez maior, o que levou a que o país passa-se a ter uma gala própria, desligados de Espanha. A próxima gala será realizada na cidade do Porto. Para além destes cozinheiros também outros dois, Diogo Rocha (Mesa de Lemos*, Viseu) e Noélia Jerónimo (Noelia e Jerónimo, Cabanas de Tavira), participaram no jantar que foi dado no centro do País Basco.
A representação portuguesa contou com o apoio da marca VisitPortugal. Brasil, Peru e o México já tinham sido os países convidados em edições anteriores do Gastronomika de San Sebastian.