25/01/2026

Fogo-de-artificio, uvas e roupas festivas marcam as Passagens de Ano tanto nos países lusófonos como hispânicos

A Passagem de Ano no Rio de Janeiro, que tem como ponto alto as celebrações na praia de Copacabana, foi considerada a maior do mundo pelo Guiness

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Fuegos de artificio iluminando el cielo durante la celebración de Año Nuevo

A festa da passagem de ano nos países de língua portuguesa costuma ser celebrada com festas, fogos de artifício e a tradição de comer 12 passas a meia-noite e pedir 12 desejos (um para cada mês do ano). A tradição das passas (ou uvas da sorte) é popular não só em Portugal mas também em Espanha. Ao contrário de em Portugal, na «Nochevieja» em Espanha não há tantas superstições com o que se deve vestir (o que importa é ser quente e divertida). As principais celebrações em Espanha são na Puerta del Sol (em Madrid) ou na Fonte Mágica de Montjuïc (em Barcelona).

As roupas costumam ser brancas (pela paz) nos países africanos as celebrações mais ocidentais se misturam com a tradição tribal e os brindes costumam ser feitos com espumante da Bairrada, pelo menos em Portugal, e a Bairrada produziu três milhões de litros de espumante pensado para esta época do ano.

Para além dos espectáculos pirotécnicos, a passagem do ano em Portugal também costuma ser marcada por muita música. Em Lisboa, o ponto alto das comemorações costuma ser na praça do Terreiro do Paço. A entrada neste tipo de festas, organizadas pelas autarquias, é livre mas a segurança será reforçada para que nada aconteça. Já no Porto, os fogos estão entre os dois lados do rio Douro, que divide a cidade Invicta e Vila Nova de Gaia. Para além dos espectáculos pirotécnicos, também há espaço para drones a iluminarem os céus, paraquedistas no Algarve ou uma passagem de ano subaquática em Sesimbra.

Apesar do mau tempo esperado, a Madeira confirmou o fogo-de-artificio mas a programação das animações teve que ser ajustada. A passagem de ano no Porto do Funchal é uma das mais conhecidas do país com um investimento de cerca de dois milhões de euros em fogos que podem ser admirados não só em terra mas também em veleiros mas também em 11 navios de cruzeiro que estão neste porto. Uma forma divertida de passar o ano é com a tirolesa Limitezero e que liga Alcoutim a Sanlúcar de Guadiana. Voe pelo Guadiana e ganhe uma hora para celebrar o novo ano por duas vezes. Para voltar para o outro lado é possível apanhar o ferry.

O Rio de Janeiro foi distinguido, pelo Guiness, como a major festa de passagem de ano do mundo. Cerca de dois milhões de pessoas costumam ver os fogos e saltar as ondas, especialmente na praia de Copacabana.