Durante o ano de 2026, o Plano da Raia pretende mobilizar 4,6 milhões de euros. Este dinheiro vai ser usado em 11 projetos que pretendem impulsionar o emprego, o empreendimento e a coesão do território raiano de Castela e Leão.
O turismo também vai ter um papel de destaque com a Raia Ibérica a ser apresentada como um destino turístico integral e reforçando a cooperação transfronteiriça com Portugal. O Plano da Raia Ibérica apresenta um conjunto de iniciativas que ajudam a desenvolver a zona fronteiriça.
Os principais componentes e projetos ativos para 2026 incluem: a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (de onde podemos destacar o projeto da Ponte Internacional sobre o rio Sever), o Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (o projeto RAIA pretende inovar o setor agrícola) ou projetos de cultura e educação que pretendem preservar o património que partilhamos.
Estes projetos vão ser implementados nos municípios que fazem fronteira com Portugal. Em dois anos, o investimento vai ascender os 5,3 milhões de euros.


