A escritora portuguesa Lídia Jorge foi distinguida, na categoria Narrativas Internacionais, com o prémio galego Arcebispo Juan de San Clemente. Esta é a 29º edição deste prémio. Em edições anteriores, este prémio distingiu nomes como Saramago ou Mario Vargas Llosa.
Para além de Lídia Jorge, também foram distinguidos Ledicia Costas (Narrativas em Galego) e David Uclés (Narrativas Castelhanas). Que virá promover o seu mais recente livro a Lisboa já em Abril.
Os organizadores deste prémio (a Escola Secundária Rosalía de Castro) lembram que o romance «Misericórdia», da autoria de Lídia Jorge, é um dos mais reconhecidos da literatura portuguesa nos últimos anos. Este livro, um retrato sobre a beleza e os idosos, tem uma grande vertente lírica.
Este livro foi publicado em Espanha pela editora la Umbría y la Solana. O júri deste prémio é constituído apenas por alunos de seis escolas do ensino secundário da Galiza, uma de Madrid e três no restante do território europeu. Este prémio foi entregue em Santiago de Compostela.


