Depois da vigésima segunda jornada do campeonato português de futebol, tudo continuou na mesma na luta pelos três primeiros lugares. A grande surpresa veio de Barcelos e a equipa de Mourinho prepara agora um novo jogo contra o Real Madrid, para a fase a eliminar da Liga dos Campeões.
O Gil Vicente, equipa de Barcelos conhecida pelo seu «galo», deu a volta ao marcador e ganhou ao Sporting de Braga, subindo ao quarto lugar da tabela. A equipa minhota, orientada pelo treinador espanhol Carlos Vicens (antigo adjunto de Pep Guardiola no Manchester City), perdeu por 2-1 em pleno Dia dos Namorados. O Sporting Clube de Braga encontra-se atualmente na 5.ª posição da Liga Portugal Betclic 2025/26, somando 39 pontos após 22 jornadas. O Braga tem sido uma das melhores equipas, não só no campeonato português, mas também tem feito boa figura na Liga Europa, tendo já garantido a passagem à próxima fase.
Nos Açores, o Benfica, ainda invicto no campeonato, ganhou por 2-1. Os golos foram de Pavlidis (o seu vigésimo no campeonato) e um autogolo de Paulo Victor. Gonçalo Paciência, antigo jogador do Vitória (que regressou à Série B do Brasileirão), marcou o golo de honra do Santa Clara. Uma das novas joias do Seixal, Anísio Cabral, celebrou 18 anos, o que permitirá — para alegria de José Mourinho — que o jovem assine um contrato profissional. Os encarnados jogaram na sexta-feira, pois recebem o Real Madrid, em Lisboa, na Terça-feira de Carnaval. Mourinho tenta ultrapassar uma eliminatória da Liga dos Campeões mais de uma década depois. A conferência de imprensa do técnico foi muito concorrida por jornalistas espanhóis, que questionaram a relação que o treinador português mantém com Florentino Pérez, que deu os parabéns a Mourinho quando este assinou pelo Benfica.
No Funchal, o nevoeiro esteve longe da equipa de Farioli. O FC Porto voltou às vitórias graças ao golo solitário do polaco Bednarek, que dedicou o tento ao lesionado Samu. Este foi um jogo especial onde Rodrigo Mora, uma das novas estrelas do futebol português, saiu como capitão de uma equipa que vestia uma camisola de homenagem a Pinto da Costa, antigo presidente do clube.
O último dos «quatro grandes» a entrar em campo foi o Sporting, que precisava de ganhar para se voltar a isolar do Benfica, que o tinha igualado no segundo lugar. O Sporting CP venceu, em Alvalade, o FC Famalicão por 1-0. O golo foi marcado perto do fim por Daniel Bragança. No final, o presidente do Famalicão criticou o VAR por favorecer apenas os «mais grandes» (referindo-se a um golo anulado à sua equipa).


