Os presidentes da Câmara do Porto e da Xunta da Galiza exigem que, até 2032, exista uma ligação de TGV. De Vigo até à fronteira portuguesa, faltam construir 60 quilómetros para que seja possível concretizar a ligação de alta velocidade. Alfonso Rueda não quer que eventuais atrasos sirvam de argumento para que este troço não seja executado.
A reunião entre o autarca do Porto, Pedro Duarte, e o líder galego aconteceu na Casa do Roseiral. O autarca acredita que a ligação entre o Porto e Vigo pode abrir horizontes mais relevantes para a Cidade Invicta. O Estudo de Impacto Ambiental ainda não foi publicado. Atualmente, a conexão ferroviária entre as duas cidades é assegurada pelo serviço Celta na Linha do Minho. Para o presidente da Câmara do Porto, qualquer melhoria no Celta não deve ser confundida com uma «menor vontade de avançar para a alta velocidade».
Segundo o calendário apresentado pelo Governo de Portugal, os troços Porto-Lisboa e Porto-Vigo deverão estar concluídos em 2032, enquanto a ligação Lisboa-Madrid está prevista para 2034. As duas linhas não devem ser concorrenciais do ponto de vista da sua execução.


