A zona de Coimbra, segundo a Proteção Civil, é a que está a preocupar mais em todo o país, devido à possibilidade de rutura de um dos diques do Mondego, o que pode provocar inundações sem precedentes nos últimos 25 anos. As pessoas que foram retiradas durante a noite, perto da zona do Mondego, não poderão voltar às suas casas até quinta-feira; estas pessoas estão a ser alojadas em pavilhões. Apesar da situação de alerta em que a cidade vive, a histórica Universidade de Coimbra mantém as suas atividades académicas, ainda que reajustadas.
Em Coimbra, que se encontra numa situação de grande emergência, Montenegro garantiu que «ninguém vai ser esquecido ou vai ficar para trás». O ainda presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a ministra do Ambiente também estiveram na «cidade dos estudantes» com a sua presidente, Ana Abrunhosa. Tanto Montenegro como Marcelo lembram que a situação está «no limiar». O primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou a sua participação no retiro de líderes da UE, proposto por António Costa, que acontecerá já amanhã, quinta-feira. Os próximos anos devem ser projetados com cautela, pois as alterações climáticas vieram para ficar.
Abaixo do Tejo a situação também requer alerta
A situação no Tejo continua em alerta vermelho devido à subida dos caudais, causada pelo «comboio de tempestades» (em janeiro só não choveu durante cinco dias). Este aumento da precipitação está a provocar aluimentos de terras em locais como o bairro da Graça (Lisboa), inundações em Cascais ou na Costa da Caparica. Após o pedido de demissão apresentado pela Ministra da Administração Interna, José Luís Carneiro pediu um comando operacional com uma coordenação política forte para acompanhar a forma como o mau tempo está a ser gerido.
O último jogo da Seleção Portuguesa de futebol antes de partir para o Mundial 2026 terá lugar no estádio do União de Leiria, um dos distritos afetados pela depressão Kristin. A FPF ainda não anunciou quem será o opositor neste amigável, mas haverá um fundo de 100 mil euros para ajudar os clubes recentemente afetados pelo mau tempo.


