A Espanha será o país convidado de honra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2026, que será realizada na capital paulista entre os dias 4 e 13 de setembro, segundo informou nesta terça-feira o Ministério da Cultura espanhol, que reforça assim seu apoio à internacionalização do setor editorial espanhol na América Latina. A escritora Marta Sanz será a curadora das atividades espanholas na feira internacional e promoverá o setor do livro espanhol em toda a sua pluralidade geográfica e linguística, além de abranger diversos gêneros literários, de acordo com a fonte.
A Bienal Internacional do Livro, que em 2026 chega à sua 28ª edição, é um dos principais eventos do setor na América Latina e peça-chave para a difusão da literatura internacional no mercado editorial ibero-americano. Entre os objetivos da presença da Espanha como país convidado estão o alcance de novos públicos e a facilitação do intercâmbio entre profissionais do setor – incluindo autores, críticos literários e editores -, contando para isso com o apoio da Federação do Grêmio de Editores da Espanha.
A participação espanhola na Bienal de São Paulo como convidada de honra faz parte da estratégia de internacionalização do livro desenvolvida pelo Ministério da Cultura da Espanha, que nos últimos anos tem mantido uma presença expressiva nos principais eventos internacionais. Neste mês de janeiro, a Espanha é o país em foco na Feira Internacional do Livro de Nova Délhi e, em outubro do ano passado, teve uma participação ampla na Feira Internacional do Livro de Nova York.
No caso dos países da América Latina, a Espanha já foi convidada de honra na Feira do Livro da Guatemala em julho de 2025, na Feira Internacional do Livro de Bogotá em abril de 2025 e, em 2024, na Feira Internacional do Livro do Panamá e na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México). Além disso, o foco também foi direcionado a mercados especializados, como o de quadrinhos, com a recente participação da Espanha no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França, no início de 2025.


