Fotografo algarvio vence Prémio Nacional de Fotografia de Espanha

João Ribeiro foi o primeiro fotografo português a vencer o certame espanhol

Comparte el artículo:

O fotografo algarvio João Ribeiro, que conta com 23 anos de carreira, foi o vencedor do Prémio Nacional de Fotografia de Espanha. A cidade de Gibraleón, em Huelva, recebeu o XXXIII Certamen Nacional de Fotografía. Este teve uma versão regional e outra nacional. Os trabalhos vencedores deste certame foram: Oleodiel (fotografia híbrida com suporte analógico e digital) de João Ribeiro, Barques de Dolors Homs e La ansiedad de los días de António Rojas. Esta foi a primeira vez que o concurso nacional esteve aberto a participação portuguesa.

Natural de Tavira, o fotografo é o autor dos livros: Street Photography, Tavira por un agujero e A arte de Fotografar a Preto e Branco. O tavirense tem dedicado a sua vida ao ensino da fotografia em escolas e instituições. Para João Ribeiro, a conquista deste prémio vem valorizar mais a sua carreira. «Tenho uma boa ligação com a Andaluzia e, em particular, com Gibraleón, através de um amigo e fotógrafo espanhol, José Ramirez»,contou a imprensa o fotografo. As viagens até a Andaluzia são uma constante na vida do algarvio. Foi na região que numa manha de nevoeiro, numa zona de oliveiras, tirou a imagem com a qual venceu o certame.

O principal objetivo do fotografo e artista é fazer com que a fotografia chegue a todos e a Associação de Fotógrafos do Algarve, da qual é presidente, tem sido o veiculo utilizado para conseguir este feito junto das gerações mais novas. João Ribeiro também é o curador e comissário de arte contemporânea da Feira Transfronteiriça de Arte Contemporânea, que acontece de dois em dois anos. Esta feira reúne, em Tavira, artistas emergentes nas áreas da pintura, fotografia, poesia e música. A mostra de arte pretende dar destaque ao melhor que se faz no Sul da Península Ibérica.

Noticias Relacionadas