Numa entrevista aos meios de comunicação social, o CEO da petrolífera portuguesa, Andy Brown, falou sobre os planos de futuro da empresa, que tem apostado na descarbonização e nas energias renováveis. Sobre este último aspecto, Brown anunciou que iria ser feito um investimento recorde em Espanha, por onde irá passar um terço do novo plano de «emissões zero». O mercado ibérico é um dos mais importantes a nível mundial, especialmente na energia solar.
Sobre o investimento no mercado espanhol, o líder da Galp destaca que «Espanha é de grande importância na estratégia de descarbonização da Galp porque é o país onde temos mais e vamos ter mais energias renováveis, dadas as oportunidades e potencialidades que existem no mercado». A Galp actualmente, e graças a uma parceria com a ACS, é líder no mercado ibérico das energias renováveis (com 2 gigawatts) e é uma das principais intervenientes no mercado dos hidrocarbonetos em Espanha.
A aposta na vertente eléctrica, tanto nos carros como nos carregamentos, pretende que a empresa coloque, até 2025, 10.000 pontos no mercado ibérico. Até 2025 vão ser investidos entre 800 a mil milhões de euros por ano pela Galp. A energética pretende criar um eletrolisador com 100 megawatts em Sines que poderá processar quimicamente o lítio.
No Brasil, entre o petróleo e as energias renováveis
No Brasil, onde o grupo Galp é o terceiro maior produtor de petróleo (onde é sócio da Petrobras), a aposta nas energias renováveis também vai acontecer e depois da península Ibérica vai ser o terceiro país onde mais investimentos vão ser feitos. Até 2030, metade dos activos renováveis estarão focados nas Américas.