O XVIII Encontro de Vinhos Extremadura-Alentejo aconteceu na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Ingles de Lisboa. No evento foram atribuídas, graças a avaliação de um júri, os vinhos a concurso que apresentaram melhor qualidade que no último ano. Os vencedores receberam os seus diplomas no no sexto piso do espaço que o ElCorte Inglês tem na capital portuguesa. Para além dos vinhos a concurso, os presentes puderam degustar típicos da Extremadura espanhola. Foi possível provar um pouco da Extremadura e do Alentejo em plena Lisboa. Demonstrando que para além do turismo, a gastronomia e os vinhos também unem os dois lados da fronteira.
Foram mais de uma centena os vinhos a concurso e os vencedores foram escolhidos através de uma «prova cega». A cada ano que passa os vinhos ibéricos, em especial os do Alentejo e os da Extremadura, superam-se na qualidade. Os vinhos portugueses são mais do que os do Douro ou os verdes, como mais uma vez se provou.
No Aletejo os tintos, de localidades como Pegões e Reguengos, são «reis» e acompanham na perfeição pratos de carne. Já na Extremadura, conseguimos encontrar vinhos que ao mesmo tempo conseguem ser leves e secos, são vinhos monocasta (ao contrário dos alentejanos). O XVIII Encontro de Vinhos Extremadura-Alentejo foi organizado, entre outros, pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-espanhola.