Con el patrocinio de:

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário: 1,1 milhões de euros para projetos de inclusão social e inserção laboral

Em 2023, o Prémio Solidário apoiou 26 projetos sociais, melhorando a vida de mais de 3.200 pessoas

Comparte el artículo:

O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam hoje a 9ª edição do Prémio Solidário destinado a apoiar projetos sociais que que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.

A iniciativa visa apoiar a inserção laboral e a autonomia, em especial de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema, nomeadamente migrantes ou refugiados, pessoas em situação de sem abrigo, vítimas de violência, pessoas com trajetos de conflito com a lei penal, assim como famílias alargadas com crianças.

Com uma dotação de 1,1 milhões de euros, o Prémio Solidário pretende ajudar entidades do terceiro setor que promovam respostas sociais no domínio das necessidades básicas, dos recursos de habitação de emergência, da empregabilidade e da coesão social. Nas 8 edições já realizadas desde 2016, foram premiados 181 projetos no valor de 6,4 M€, beneficiando mais de 37.750 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, o Prémio Solidário apoiou 26 projetos sociais, melhorando a vida de mais de 3.200 pessoas.

As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 15 de abril de 2024. Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação «la Caixa» irão realizar uma sessão de esclarecimento no dia 22 de março às 15h. Todas as informações estão disponíveis nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social

São quatro os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2024 – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – que este ano reforçam a sua dotação para 5 milhões de euros, a fim de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A seleção das candidaturas vencedoras é realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco. Com base neste trabalho de preparação, um Júri ordena finalmente as candidaturas premiadas.

Desde 2010 até à data, foram concluídas 41 edições, que permitiram atribuir mais de 32,2 M€ a 1.035 projetos implementado por 700 entidades de norte a sul de Portugal e ilhas, que promovem a melhoria da qualidade de vida de mais de 213 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Fundação ”la Caixa”

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.

Noticias Relacionadas