22/11/2025

Os presidentes do Perú e do Brasil vão se reunir para discutir uma ligação ferroviária entre o Atlântico e o Pacífico

O projeto foi anunciado durante a Cimeira dos BRICS e vai contar com a participação da China, que também está por detrás do Porto de Chancay

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Dina Boluarte y Lula da Silva estrechando manos en reunión
Dina Boluarte y Lula da Silva se reúnen para discutir un proyecto ferroviario.

Os presidentes do Perú e do Brasil, Dina Boluarte e Lula da Silva, vão falar sobre uma ligação ferroviária que ligue o Atlântico ao Pacífico. Esta reunião ficou acertada depois de ambos terem participado na última Assembleia-Geral da ONU. Este comboio está avaliado em 8,52 mil milhões de euros. A construção só vai começar se o estudo for positivo.

O projeto ligaria a Bahia a Chancay, passando pela Amazónia e os Andes. A proposta prevê que a ferrovia atravesse os estados de Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre antes de cruzar a fronteira com o Perú.

O porto de Chancay permite uma rota marítima direta entre a América do Sul e a China, representando uma poupança significativa de tempo e dinheiro no transporte de mercadorias entre os continentes. Agora o percurso custa pouco mais de 20 dias. A China tem estado a disputar com os Estados Unidos a América Latina e como tal tem investido bilhões em infraestruturas em vários países, incluindo o Perú.

O Perú tem uma grande comunidade de descendentes de asiáticos, especialmente do Japão. O antigo presidente Alberto Fujimori foi exemplo disso. Já se tinha falado sobre este projeto, em Julho, durante a Cimeira dos BRICS. Na altura, o Governo peruano afirmou não estar interessado no projeto apresentado pelo Brasil e pela China.