Depois de Portugal ter ganho a anfitriã Alemanha num marcador de 2-1, tendo marcado a sua presença na final da Nations League, conheceu que o seu opositor será a seleção espanhola. Depois de na primeira semi-final Portugal ter ganho 2-1, depois de uma reviravolta e com golos de Francisco Conceição (filho de Sérgio Conceição, antigo jogador da equipa das Quinas e que marcou na última vez, há 25 anos, em que Portugal foi capaz de ganhar a seleção Alemã em território germânico) e o inevitável Cristiano Ronaldo (que com este tento conta com 938 golos marcados na sua carreira) foi a vez da Espanha entrar em campo. O jogo Portugal-Alemanha é o programa mais visto do ano, com 4,4 milhões de pessoas a o verem na RTP. A final será transmitida pelas estações públicas dos dois países, RTP e RTVE.
Em Estugarda, a La Roja enfrentou a seleção francesa. Numa segunda semi-final repleta de golos, a equipa de Lamine Yamal e Nico Williams ganhou por 5-4. Um jogo de «loucos» que teve golos de todos os gostos, incluindo pênaltis para cada um dos lados e marcados pelos jogadores mais mediáticos. Yamal, equacionado para a Bola de Ouro, e Mbappe, jogador que assinou este ano pelo Real Madrid com o objetivo de seguir os passos do seu ídolo, Cristiano Ronaldo. A Nations League teve a sua primeira edição em solo português e Portugal serviu como inspiração tanto para o troféu como para o grafismo que esta competição apresenta.
A final ibérica será jogada em Munique, cidade onde a seleção orientada por Roberto Martínez venceu a sua aemi-final e que dia antes tinha recebido uma outra final. Desta vez a da Liga dos Campeões, ganha pelos franceses do PSG (equipa orientada pelo espanhol Luis Enrique mas com um diretor desportivo e quatro internacionais portugueses no plantel). Portugueses e espanhóis prometem invadir Munique para assistirem a esta final.
Este jogo vai opor o primeiro vencedor desta competição , Portugal, com o último, Espanha. A equipa das Quinas, treinada pelo espanhol Roberto Martínez (que poderá ganhar o seu primeiro título com as cores de Portugal), é capitaneada por Cristiano Ronaldo, que com 40 anos aponta com objetivo os 1.000 golos e ganhar, provavelmente, o seu último título em território europeu. Já a Espanha, depois de ter conquistado o Euro (também em território alemão), tem um plantel repleto de jovens nomes com uma estrela a brilhar mais que as outras, o jogador do Barcelona Lamine Yamal (com apenas 17 anos). A final ibérica da Nations League será jogada no próximo dia 8 de Junho.