14/09/2025

Luís Montenegro visitou Macau e pretende aprofundar laços culturais e económicos com esta região

O primeiro-ministro português acredita que Macau pode servir como uma ponte entre a Europa e a China

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Se o líder de Macau, Sam Hou-fai, não veio a Portugal, foi o chefe do Governo português lá ter. Em Macau, Montenegro valorizou a cultura portuguesa e os laços comerciais. Macau foi o 12.º destino do investimento direto no exterior português, recebendo quase 1,1 mil milhões de euros em 2023. O líder macaense pretende captar mais investimentos tecnológicos lusófonos.

Portugal está presente em áreas como a farmacêutica ou os produtos alimentares. Durante a visita, Montenegro demonstrou-se otimista sobre a solução para restrições à residência de portugueses em Macau e preferiu não falar sobre o deputado português que lá foi preso. Montenegro prefere a «descrição» e o «recato» para lidar com esta situação.

Desde 2023, Macau não aceita novos vistos de residência para cidadãos portugueses. Os censos de 2021 indicam mais de 2.200 pessoas nascidas em Portugal a viver em Macau. A sétima reunião da Comissão Mista Portugal–Macau, a primeira desde 2019, vai acontecer entre os dias 4 e 6 de Fevereiro do próximo ano, como foi anunciado no fim da visita.

Macau funciona como uma ponte de ligação entre Portugal e a China. Para além da antiga região portuguesa, Luís Montenegro também esteve em visita oficial à China e ao Japão.