A filha mais nova dos Reis de Espanha, a Infanta Sofia, vai estudar Relações Internacionais em Portugal, para lá de outros dois países (França e Alemanha). A formação vai acontecer na Forward College, uma instituição privada. O curso será de Ciências Políticas e Relações Internacionais. A notícia foi avançada, pela primeira vez, pela revista ‘Hola‘. O Forward College foi fundado em 2021 por altos funcionários franceses, tendo o currículo sido desenhado pela London School of Economics e pelo King’s College de Londres.
Para estudar no estrangeiro, os pais impuseram a jovem que fizesse um curso perto de Espanha para continuar com os seus atos oficiais. Lisboa, Paris e Berlim são três cidades próximas de Madrid e como tal vão permitir que a Infanta continue com a sua agenda. As aulas principais serão dadas em inglês mas as optativas em português, francês e alemão. Dependendo do sítio onde esteja a estudar.
O primeiro ano deste curso será feito no campus de Lisboa. Este fica na zona do Chiado. Algumas das aulas decorrem no Bairro Alto. A jovem vai viver no campus da faculdade, em Benfica. De uma zona a outra de Lisboa existem boas redes de transportes e o Chiado não fica muito longe de Alfama. Local onde o seu avô, o rei emérito, ia a festas quando passou a sua juventude em Portugal. Ainda não está garantido que Sofia fique na residência de Benfica pois lá reis estão a ver qual é a opção mais segura e que permita que a jovem esteja o mais embuida na cultura lisboeta possível.
A infanta Sofia passará a conhecer bem a rua das Flores e toda a zona da Baixa, onde poderá beber um café ou estudar numa esplanada. Com a vinda iminente do rei emérito Juan Carlos para Cascais, ainda este verão, vai fazer com que Sofia e Juan Carlos estejam mais perto um do outro.
Desde 2023, a Forward College escolheu Lisboa como o seu principal centro europeu. O curso vai começar já em Setembro, quando começam as aulas aqui em Portugal. As aulas são dadas em inglês. Esta possibilidade, mesmo no ensino público, é dada aos alunos estrangeiros que chegam a Portugal para fazer Erasmus mas muitos espanhóis que aqui estudam optam por fazer o curso em português.