A secção Made in Spain do Festival de cinema de San Sebastián terá duas co-produções portuguesas. Um dos filmes que será apresentado é «Uma Quinta Portuguesa», realizado por Avelina Prat e interpretada Manolo Solo e Maria de Medeiros. O filme foi rodado na Quinta da Aldeia, em Ponte de Lima, e estreou no festival de cinema de Málaga de 2025.
A outra coprodução portuguesa e espanhola é «San Simón», de Miguel Ángel Delgado. O filme recria o passado desta ilha como campo de concentração durante vários anos desde o início da guerra civil espanhola, em 1936, em que o regime franquista transformou aquele antigo lazareto num local de morte, onde os prisioneiros sofriam a repressão rodeados por uma beleza avassaladora.
A 73.ª edição do Festival de San Sebastián vai acontecer de 19 a 27 de Setembro. A secção Made in Spain, que é não competitiva, vai apresentar 28 filmes. Made in Spain também recuperará um dos maiores sucessos comerciais do ano passado, «La infiltrada», com o qual Arantxa Echevarría obteve 13 nomeações para os Prémios Goya.
O Festival de San Sebastián (que teve a sua primeira edição em 1953), é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. O principal prêmio do festival é a Concha de Oro, concedido ao melhor filme em competição.