O filme português «Grand Tour», de Miguel Gomes, vendeu o prémio Grande Otelo, que é atribuído pela Academia Brasileira e Cinema. Os grandes vencedores foram distinguidos numa cerimónia que aconteceu no Rio de Janeiro. O grande vencedor da noite foi «Ainda estou aqui», protagonizado por Fernanda Torres e que levou um Oscar para o Brasil este ano.
O filme, protagonizado por Gonçalo Waddington, conta a história de uma grande viagem pelo continente asiático. As gravações aconteceram meses antes da pandemia de COVID-19 em estúdios em Roma e em Lisboa. A história foi gravada a preto e branco e é passada em 1918. Esta é uma coprodução entre Portugal, França e a Itália.
A produção de Miguel Gomes foi distinguida como o Melhor Filme Ibero-Americano. «Grand Tour» foi o candidato da Academia Portuguesa de Cinema para esta categoria. Os outros concorrentes a esta categoria foram: «El Jockey», da Argentina; «Estimados Señores», da Colômbia; «a Infiltrada», de Espanha e «Sujo», do México. Todos os participantes têm que ter tido os seus filmes exibidos nas salas de cinema brasileiras.
«Grand Tour», de Miguel Gomes recebeu o prémio de Melhor Realização no Festival de Cinema de Cannes, em 2024. Também foi o candidato de Portugal aos Oscares e aos Goya. Este filme já foi apresentado em mais de quarenta festivais de cinema internacionais.