24/08/2025

Orquestra Indígena do Brasil e músicos da Madeira juntos num projeto que une os dois lados do Atlântico

Para além de Portugal, o grupo de jovens músicos indígenas também vai se apresentar em Barcelona

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

A Orquestra Indígena do Brasil estrou a sua digressão internacional com um concerto em Portugal. A Orquestra Indígena é formado por 20 músicos, originários de várias etnias indígenas presentes no território brasileiro.

O grupo foi fundado em 2016, no Mato Grosso do Sul. A Orquestra Indígena é fruto de um projeto social da Fundação Ueze Zahran que oferece ensino gratuito de instrumentos clássicos a crianças e adolescentes indígenas.

Neste espectáculo participaram músicos da Madeira. O espetáculo faz uma fusão entre ritmos ancestrais do Brasil (mais precisamente do Pantanal) e a tradição musical portuguesa. São músicos inspirados pelas matas e pelas marés.

«Sinfonia entre Dois Mundos: Portugal-Brasil», projeto que marca os 200 anos do reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal e que pretende ajudar na difusão do talento e da cultura indígena no mundo. A independência do Brasil foi proclamada a 7 de Setembro. Ainda em Portugal, o grupo se apresenta também no dia 29 de agosto, às 19h, no Auditório da Casa da América Latina, em Lisboa. Todas as apresentações têm entrada livre. Para além de Portugal, a Orquestra também vai atuar em Barcelona nos dias 2 e 7 de Setembro.