04/04/2025

D. José Tolentino Mendonça vai ser o enviado especial do Vaticano para as comemorações dos 75 anos da criação da diocese de San Sebastián

A diocese de San Sebastián (no País Basco) vai ter o momento alto das suas celebrações a 6 de Janeiro de 2025

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

D. José Tolentino Mendonça foi nomeado pelo Papa Francisco como o seu enviado especial para as comemorações dos 75 anos da criação da diocese de San Sebastián (que fica no País Basco). Esta diocese foi criada em 1949, pelo Papa Pio XII, e tem 700 mil pessoas. Esta diocese tem como Arcebispo Francisco Pérez González, que também é responsável por Pamplona e Tudela.

O cardeal vai estar presente na cidade a 6 de Janeiro para “inaugurar solenemente” o Jubileu 2025. Para além de presidir a celebração também vai presidir a abertura da Porta Santa na Catedral do Bom Pastor. D. José Tolentino Mendonça, que é natural da Madeira, foi ordenado Cardeal pelo Papa Francisco (em 2019) e é prefeito do Dicastério para a Cultura e para a Educação no Vaticano. Para além da sua vertente teológica também é um reconhecido intelectual. Vindo das antigas colónias de África, o cardeal é um poeta que vários livros publicados e prémios ganhos. Como é o caso de ser Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

É considerado uma das vozes do catolicismo contemporâneo e o mais provável candidato a Papa oriundo de Portugal (o último foi João XXI, de nome de nascimento Pedro Hispano).