A cultura, em especial a música clássica, vão colocar Portugal e Espanha em diálogo direto em Montemor-o-Novo. A 2 de Novembro, o concelho vai receber um concerto do ensemble espanhol de guitarras EntreQuatre. Este vai ser acompanhado pela voz de María Berasarte e pela flauta de Mapi Hernández. Vão apresentar, no convento de São Domingos, «Coplas Errantes: Leste e Oeste na Música Para Guitarra». Serão peças de autores Iberoamericanos dos séculos XIX e XXI, incluindo um compositor cubano e outro turco.
Neste concerto, os acordes não conhecem fronteiras.Entre os dias 2 e 3 de Novembro, Montemor-o-Novo vai acolher momentos dedicados à música, património e salvaguarda da biodiversidade. Haverá caminhadas para conhecer o território e património envolvente. Estas atividades, que vão para a sua 20.ª edição, vão decorrer em parceria com o Ministério da Cultura de Espanha e tem o apoio mecenático da Fundação “La Caixa”.Este fim-de-semana de atividades faz parte do Terras sem Sombra (TSS).
Iniciativa que acontece um pouco por todo o Alentejo. Montemor-o-Novo está rodeada de montado, tem presença árabe e um forte património Megalítico (17 menires estão no concelho).