A Raia vai receber, para projetos comuns, apoios de 111 milhões de euros. O apoio poderá potenciar um investimento global de 147 milhões de euros. O comunicado que anuncia este concurso lembra que os projetos devem «promover a renovação da cooperação transfronteiriça, essencial para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentável das regiões fronteiriças de ambos os países».O apoio será dado a oito regiões transfronteiriças de Portugal e de Espanha.
Estes projetos conjuntos vão envolver tanto municípios como empresas. Algo bem característico do POCTEP, o programa europeu que visa promover a cooperação territorial entre as regiões fronteiriças. Comummente conhecidas como Raia Os projetos poderão se candidatar a apoios europeus já a partir de Janeiro de 2025 e vai terminar a 14 de Março do mesmo ano. Os projetos a concurso deverão estimular a inovação, sustentabilidade ou a competitividade.
Deverão também impactar no desenvolvimento económico e social das regiões onde estão envolvidos. O anúncio deste concurso foi feito n Alfândega do Porto. Além da aprovação deste concurso, que relança o programa em 2025, na reunião foi feito o ponto de situação do POCTEP.