6.º «Ciclo de Cinema Galego, Português e Brasileiro» na eurocidade Tui-Valença

A sexta edição da iniciativa, sempre dedicada às mulheres, patrimónios e sociedade, decorre entre os dias 26 e 28 de setembro

Comparte el artículo:

A eurocidade Tui-Valença, na raia entre o Minho e a Galiza, acolhe este ano a sexta edição do ‘Ciclo de Cinema Galego, Português e Brasileiro: Mulheres, Patrimónios, Sociedade’, que acontece entre 26 e 28 de setembro. Do lado espanhol, em Tui, será possível assistir a filmes dos três territórios inspirados na memória histórica, nas revoluções e nos processos de transição, como o que teve lugar em Portugal há 50 anos, sempre em ligação com a ideia original do projeto: o foco na relação entre mulheres, patrimónios e sociedade.

Em destaque, na programação, estão duas longas-metragens documentais portuguesas: Elas também estiveram lá (2021), de Joana Craveiro, e As melusinas à margem do rio (2023), de Melanie Pereira. A primeira trata-se de um documentário poético sobre a visibilidade e invisibilidade das mulheres nos processos históricos, tanto durante a ditadura de 1926-1974 como no processo revolucionário de 1974-1975. Já o segundo filme aborda a memória da emigração a partir da conversa entre cinco mulheres, incluindo a realizadora de origem luxemburguesa, refletindo um olhar contemporâneo de uma geração cuja relação com territórios e deslocações é radicalmente outra.

“As peças audiovisuais selecionadas, filmes mais sociais e comprometidos, são relatos que falam de mulheres, evidenciando as características comuns e as diferenças que existem entre a Galiza, Portugal e o Brasil na maneira como abordam e tratam o património relacionado com elas”, esclarece Ana Estévez, da organização. Desta forma, o objetivo da iniciativa é continuar o trabalho de ligação entre os três territórios com uma história comum através do cinema, depois das edições realizadas em Braga (2018), Vigo (2019), Arcos de Valdevez (2021), Verín e Salvador da Bahia (2022).

Todas as exibições de filmes serão de entrada livre e gratuita, no Teatro Municipal de Tui. No dia inicial, 26 de setembro, a inauguração do ciclo será feita a partir das 21h30 locais com representantes institucionais e da organização, seguindo-se a mostra do filme de Joana Craveiro. No dia 27 haverá uma “jornada de curtas” a partir das 22 horas com a exibição, entre outras, de: Pescadoras em Rede: As Mulheres de Gamboa de Baixo (2022), de Lucas Ribeiro e Luísa Caria (Brasil); Luzia (2024), de Marta Oliveira Pinto (Portugal); e Na pel da memoria (2022), de Coral e Laura Piñeiro (Galiza). No encerramento da edição, no dia 28, será possível assistir ao filme de Melanie Pereira, a partir das 22 horas.

A sexta edição do ‘Ciclo de Cinema Galego, Português e Brasileiro: Mulheres, Patrimónios, Sociedade’ é uma iniciativa realizada com o apoio do Consello da Cultura Galega, da Xunta de Galicia, da Universidade do Minho, do Instituto Camões, do Concello de Tui, da Câmara Municipal de Valença, do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho e da Universidade Federal da Bahia.

Noticias Relacionadas