29/11/2025

A população de lince ibérico continua a crescer na natureza mas continua em perigo apesar dos programas de recuperação

Há pouco mais de vinte anos, esta espécie corria o risco de desaparecer e, segundo os censos, não haviam este tipo de animais em Portugal

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Lince ibérico en su hábitat natural en Portugal

Em Portugal, já podemos encontrar o lince ibérico em mil quilómetros do território. Dez anos depois, a população de lince ibérico em Portugal já próspera na natureza. No país há 350 animais, a grande maioria no Vale do Guadiana (onde existem muitos coelhos). Os animais preferem zonas humanizadas às protegidas.

Estes dados foram apresentados pelo censo anual realizado pelas entidades espanholas e portuguesas que integram o projeto de recuperação da espécie. Os programas de conservação arrancaram com a reprodução em cativeiro e posterior libertação de animais na natureza.

No ano passado, a espécie deixou de ser classificada «em risco» para passar a «vulnerável» na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Já este ano, nasceram 62 crias de lince ibérico em cativeiro. O número de linces na Península Ibérica aumentou 19% em 2024 e alcançou os 2.401 animais (354 em Portugal).

A Serra da Malcata é outra zona onde é possível encontrar linces ibéricos. O objetivo é expandir esta população de linces. No início deste século, a espécie esteve à beira da extinção. Em 2002, não havia qualquer lince em Portugal. Em vinte anos, o número total de animais passou de menos de 100 em 2002 para 2.401 em 2024 em toda a Península Ibérica.