«Altar do mundo» encheu-se de fé, em Fátima, em cerimónia presidida pelo arcebispo de Barcelona

No dia 13 de Maio, na Cova da Iria, pediu-se a paz no mundo num recinto que teve uma das maiores enchentes dos últimos anos

Comparte el artículo:

O «altar do mundo», em Fátima, recebeu mais um 13 de Maio. A cerimónia da peregrinação internacional foi presidida pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella. Todo o discurso que fez foi de improviso e emocionou-se com a emoção presente no recinto que estava cheio de bandeiras de todo o mundo. Em Fátima rezou-se pela paz, pagaram-se promessas feitas ao longo do ano ou pura e simplesmente os peregrinos tentaram estar mais perto da «mãe», de Fátima. Esta é uma figura importante para todos, sejam portugueses ou não. No caso da família real espanhola, que chegou a viver em Portugal, a avó do atual Rei era devota a esta Santa e pedia que a Senhora fizesse um milagre para que a filha, cega, voltasse a ver.

Tal como aconteceu em 1917, na Cova da Iria, estiveram presentes milhares de peregrinos que apesar de ser um dia da semana e dos momentos de chuva estiveram reunidos no Santuário. Antes das aparições de 1917, a maior peregrinação de Portugal era a do Cabo Espichel (em Sesimbra), que contava com a participação da família real portuguesa.

No recinto, em Fátima , estiveram presentes a mulher do novo primeiro -ministro (que participou numa das peregrinações) e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Este último foi um dos milhares que segurou na vela durante a procissão que aconteceu na noite do dia 12 de Maio. Foram 450 mil os peregrinos que passaram o 13 de Maio. Estes números foram apresentados pelo reitor do Santuário de Fátima. Face a 2023, houve um aumento de 26,5% no número de peregrinos participantes.

O arcebispo, que é um dos conselheiros do Papá Francisco (pediu mesmo aos presentes que se unem em volta da figura de Francisco, que em Setembro estará em Timor), recordou em Fátima todos os países do mundo que «reclamam a paz», como é o caso da Ucrânia ou da Faixa de Gaza. O mundo enfrenta várias situações de conflito, a ascensão de doutrinas extremistas e desastres naturais, como é o caso das enchentes no Rio Grande do Sul (Brasil).

Em Fátima voltou a pairar a mensagem que a representante portuguesa na Eurovisão deixou, esperando que a «paz prevaleça». A GNR faz um balanço muito positivo da peregrinação ao Santuário de Fátima, já que não aconteceu nenhum incidente de segurança significativo. Fátima recebeu um «mar de fé» com um aumento significativo da participação dos jovens, isto depois da JMJ em Portugal.

Noticias Relacionadas