António Guterres é o vencedor do Prémio Carlos V da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste

Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei Filipe VI de Espanha estarão presentes na entrega

Comparte el artículo:

O secretário-geral da ONU, António Guterres, foi distinguido com o prémio espanhol Carlos V. Este prémio reconhece os esforços daqueles que defendem o espírito e os valores europeus. O português é o 16º distinguido com o prémio Carlos V. Filipe González, Angela Merkel e o recém-falecido Mikhail Gorbachov foram alguns dos anteriores distinguidos. Os portugueses Jorge Sampaio e Durão Barroso também já ganharam o Prémio Carlos V.

O anúncio foi feito pela diretora-geral dos Assuntos Exteriores da Junta de Extremadura e presidente da Comissão Executiva da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste, Rosa Balas. Desde que chegou ao cargo máximo da diplomacia mundial, Guterres tem abraçado bandeiras tão dispares como o alerta ambiental, a crise que a pandemia de Covid-19 trouxe ao mundo ou a guerra em curso na Ucrânia.

Ainda durante esta semana, o antigo primeiro-ministro português vai se encontrar com Zelensky devido ao acordo de transporte de cereais. António Costa já felicitou o secretário-geral da ONU por esta distinção. Os parabéns foram dados através de uma publicação no Twitter. Costa considera que o Prémio Europeu Carlos V é o «merecido reconhecimento por décadas ao serviço da defesa dos valores europeus e de causas comuns da humanidade, como a ação climática, os direitos dos refugiados e a procura de uma paz duradoura».

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também felicitou Guterres e anúncio que estará presente na entrega, que vai acontecer a 9 de maio (Dia da Europa). O Presidente estará ao lado do Rei Filipe VI de Espanha. Para Marcelo, este é «mais um reconhecimento pela sua brilhantíssima carreira internacional, em particular os seus mandatos à frente das Nações Unidas».

Noticias Relacionadas

Socorro, querem fragmentar o português!

As diferenças atuais entre o português europeu e o brasileiro justificam que essas duas variantes se separem oficialmente como se fossem dois idiomas distintos? Não