As culturas do mundo foram celebradas em Sesimbra num festival que apela a intercompreensão

Workshop de sevilhanas e espectáculo de flamenco lembraram a ligação que a comunidade local tem a Espanha

Comparte el artículo:

A Fortaleza de Santiago recebeu, no primeiro fim-de-semana do mês de Julho, a iniciativa Cem Diferenças, Sem Diferença. Esta fortificação, criada no reinado de D. Manuel I, foi atacada à época da Dinastia Filipina por navios da armada inglesa em 1602. A actual estrutura remonta à época da Restauração da Independência, estávamos no reinado de D. João IV.

Durante dois dias, o mundo foi promovido com uma vista privilegiada para a baia de Sesimbra. Na décima edição deste evento foram apresentadas algumas tradições de comunidades residentes nesta região de Portugal. Quem visita as ruas deste concelho, e não só no período veranil, pode encontrar comunidades provenientes de regiões tão diversas como a Indonésia, Ucrânia ou o Brasil.

Em relação a comunidade espanhola, existem muitos descendentes dos marinheiros do navio Numancia (que fazia parte da Armada Espanhola) que naufragou na praia do Ouro e foi salvo pelos pescadores locais. A fragata espanhola naufragou há mais de 100 anos em Sesimbra no caminho da sua última viagem. Os descendentes dos três homens que decidiram ficar na vila ficaram conhecidos como os numantinos de Portugal.

Uma maior inclusão da comunidade emigrante, a descontrução de preconceitos e construção de pontes são três das bases deste festival. Do programa deste festival intercultural destacaram-se vários workshops de música moçambicana, indiana ou espanhola. Quem passou pela fortaleza pode provar o melhor chá indiano, aprender a colocar turbantes africanos ou dançar ao som do Grupo de Sevilhanas e Flamenco Xuventude Galicia. Também existiram doces típicos de vários países.

Noticias Relacionadas