As populações raianas que vivem ao longo do Tejo vão estar unidas, mais uma vez, pela fé e pelos afetos neste cruzeiro

A imagem da Senhora dos Avieiros vai ser transportada ao longo do Tejo em barcos típicos neste X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/ IV Cruzeiro Ibérico

Comparte el artículo:

O X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/ IV Cruzeiro Ibérico do Tejo vai começar no Rosmaninhal, em Portugal, depois passando para Alcântara, em Espanha. O cruzeiro, que conta com 16 etapas, terminará com a imagem da Nossa Senhora dos Avieiros a chegar a Marina de Oeiras. No cruzeiro vão participar embarcações engalanadas típicas que eram usadas no Tejo para transportar este ícone religioso pelas diferentes localidades.

Este Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo vai unir as comunidades ribeirinhas de Portugal e Espanha entre os dias 18 de Maio e 30 de Junho. A peregrinação fluvial ibérica vai unir 60 localidades ribeirinhas ao longo de seis semanas de viagem.

Esta iniciativa tem como objetivo ligar o Tejo através da religião, cultura e dos afetos. Peregrinação ribeirinha pretende dar força á identidade única que é criada junto ao Tejo. São populações que vivem perto do Tejo e pretendem que o mesmo seja devolvido a elas, mas tem diferentes culturas e modos de viver. Durante estes dias, as populações ribeirinhas poderão conhecer um pouco mais sobre os seus vizinhos ribeirinhos.

Durante estes dias será reavivada a memória da cultura avieira. Este cruzeiro é organizado pela Confraria Ibérica do Tejo.

Noticias Relacionadas