Augusto Santos Silva e Meritxell Batet reuniram-se para preparar o X Fórum Parlamentar Luso-Espanhol

Os parlamentos de Portugal e de Espanha têm uma agenda bilateral onde partilham desafios e interesses comuns, como é o caso do combate aos incêndios

Comparte el artículo:

O presidente da Assembleia da República portuguesa, Augusto Santos Silva, deslocou-se a Espanha para reunir-se com a sua homóloga do Congresso dos Deputado. No encontro que teve com Meritxell Batet, Santos Silva agradeceu a pronta ajuda de Espanha na luta contra os incêndios ativos. Este foi o primeiro encontro oficial entre Santos Silva e Batet. As interconexões energéticas, os serviços públicos e a proteção do ambiente são alguns dos assuntos que fazem parte da cooperação entre os países.

«A agenda bilateral entre os dois parlamentos é muito importante, que este trabalho seja conjunto em defesa do parlamentarismo, das liberdades, do pluralismo político e da convivência entre todos», afirmou o responsável da assembleia após o encontro com Batet. A presidente do Congresso dos Deputados lembrou a forte vontade de trabalhar em conjunto e «os inúmeros desafios e interesses comuns» partilhados pelos dois países irmãos.

Os dois governantes, que estiveram reunidos durante uma hora, trataram de vários temas e começaram a preparar o X Fórum Parlamentar Luso-Espanhol. Este vai anteceder a próxima Cimeira Ibérica, que vai acontecer em Braga neste outono. Também discutiram como deverá ser a presidência espanhola da União Europeia, que vai acontecer no segundo semestre do próximo ano. Portugal e Espanha pretendem avançar com reformas que permitam avançar nos direitos sociais (objetivo apresentado na cimeira do Porto).

A próxima Cimeira Ibero-americana de chefes de Estado e de Governo, que também esteve em cima da mesa, vai acontecer na República Dominicana em 2023. Esta decorrerá sobre o tema de uma Ibero-américa mais justa e sustentável.

Noticias Relacionadas